sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

PARA QUÊ FAMÍLIA?

A FAMÍLIA CRISTÃ

Pelo Pr. Robson Brito

Uma família somente será feliz quando conseguir descobrir porque e para que ela existe. Qual o propósito da existência da família.

I. O PROPÓSITO PARA CONSTITUIR FAMÍLIA:
Propósito fala de um planejamento, enquanto que objetivo fala da meta a seguir, do alvo a alcançar. Infelizmente, muitos tentam formar família sem propósito e objetivo. Algumas pessoas se casam sem propósitos corretos segundo a vontade de Deus. Essa é a razão pela qual muitos famílias estão destruídas hoje.

1. Motivos errados para se casar:
Alguns jovens mentalizam motivos errados para desejarem se casar ou agem inconscientemente quanto a motivos equivocados para se casarem. Eis alguns pensamentos equivocados: “Não consigo ficar mais na casa dos meus pais”; estou sozinho(a) e não tenho para onde ir”; “vou me casar com ela por que tenho muito dó dela”; “todos meus amigos se casaram tenho que casar também”; “quero mostrar à (ao) ex-pretendente, que me deixou, que sou capaz de exercer atração sobre outra pessoa”; “casando-me vou escapar da minha casa e daquela situação desagradável dentro da casa dos pais”; “como ele se parece com meu tio ou primo que tanto amo, provavelmente será um bom cônjuge para mim”; “Ah, vou experimentar a vida conjugal, e se não for uma boa coisa, divorcio-me”. “Engravidei, não ficar com a peja de mãe solteira, por isso, vou me casar”. “Não quero me casar, mas meus pais exigem para que seja estabelecida a honra da nossa família, pois estou grávida”

2. Propósitos fora da vontade de Deus para a constância da vida conjugal:
Outros propósitos equivocados seriam: De somente progredir na vida material. Às vezes, sacrificando a própria família; ou o de apenas beneficiar o próprio casal sem importar-se em servir a Deus e ajudar ao próximo. Nesse caso os cônjuges e demais membros da família saem totalmente fora da vontade de Deus, no sentido de que para eles, a família não é um meio para Deus atingir Sua vontade, mas sim, um fim em si mesmo para o capricho egoísta das vidas que compões o grupamento familiar.

3. Deus tem propósitos na instituição da família:
O propósito que Deus estabeleceu quando criou a família. Analisando a Palavra de Deus, podemos verificar pelo menos seis propósitos para os quais Deus estabeleceu a família. Os noivos que querem ser felizes no casamento devem ter esses mesmos propósitos.

Primeiro: Desde a fundação do mundo, Ele determinou ter uma família de muitos filhos semelhantes a Seu Filho Jesus: RM 8:29; EF 1: 4 a 6.

Segundo: A família existe para cooperar com Deus, no seu propósito eterno, nos seus planos, na procriação e criação dos filhos. Desfazer a solidão e prevalecer o companheirismo (GN 2:18; GN 1:28).

Terceiro: A família existe para os seres humanos viverem em uma vida harmônica entre pais e filhos; filhos respeitando aos pais; e os pais dialogando e amando aos filhos (EF 6: 1 a 4).

Quarto: A família existe para possibilitar um ambiente onde as pessoas sejam estimuladas a servirem a Deus juntos com alegria e com uma decisão muito clara como a de Josué e sua família (JS 24:15).

Quinto: A família existe para existir a igreja, visto que a igreja é a família de Deus (EF 3: 14,15). Sexto: A família segundo os moldes da Palavra de Deus existe para que através da bênção do Senhor no lar cristão as outras famílias que não conhecem a Deus sejam abençoadas, como foi a intenção de Deus com a família do Pai da fé (GN 12:2,3b). A família existe enfim, para cumprir todo o propósito e determinação preestabelecida por Deus, desde o princípio. Isso para que louvássemos a Ele, e tributarmos glória a Ele (EF 1: 11,12; RM 11: 36).

Quando esses reconhecimentos forem feitos a família tem o prazer de ser bem-aventurada como Deus declara no Salmo 128:l,3 e 6. Deus quer as famílias de seu povo tenha solidez nos relacionamentos nada melhor para que isso ocorra que comece com um bom namoro e um bom noivado, em Cristo Jesus!

Os jovens que tencionam casar-se devem ser orientados quanto a estes princípios. Devem namorar pela Motivação Correta: É a vontade de Deus: "Não é bom que o homem esteja só". É encontrar a pessoa que será minha (meu) companheira (o). É verificar e confirmar se é aquela pessoa. Não devem namorar por namorar. Nem namorar para passar tempo. Muito menos: namorar para mostrar que é atraente; namorar para não ficar "pra trás"; namorar porque tal pessoa é um bom partido; namorar para contrariar os pais; namorar para provar que já sou "gente"; namorar por sentir-se atraído sexualmente; namorar para levá-lo a Cristo (namoro não é estratégia evangelística), etc.


IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS REGIÃO METROPOLITANA DE MARINGÁRua Fernão Dias, 212 – Centro – maringá – PR Culto de Educação Cristã

Um comentário:

Unknown disse...

DEUS ABENÇOE GRANDEMENTE TODAS AS FAMÍLIAS PARA HONRA E GLÓRIA DO SEU SANTO NOME, AMÉM!