sábado, 22 de dezembro de 2007

A RELAÇÃO ENTRE O ATO DE GANHAR ALMAS E O DE RECEPECIONAR AS PESSOAS QUE AFLUEM AO TEMPLO

Ele está ali, quase que dominicalmente ou mesmo até todos os domingos. Participa dos cultos, oferta, ouve o sermão atentamente, até mais do que muito membro de igreja. Sai do templo...como entrou...desconhecido.. Este é o visitante de muitas igrejas. Temos enfatizado a evangelização e criamos estratégias grandiosas, investimos muito dinheiro em compra de materiais evangelísticos e muito mais. Invadimos as ruas com folhetos e pessoas. Porém, não percebemos que o nosso campo missionário ou de evangelização está bem mais próximo do que podemos pensar. Ele está ao nosso lado.
Muitas pessoas que entram nas nossas igrejas saem sem serem atendidas entram e saem como tais - simples visitantes. Não tiramos o valor das estratégias acima indicadas, porém, às vezes não somente esquecemos de compartilhar nossa fé, mas somos indelicados com eles. Simplesmente por serem visitantes eles precisam da nossa atenção! Gostaria de compartilhar algumas estratégias que podem nos ajudar a alcançar estes visitantes e que tentamos colocar em prática.

Atração dos visitantes pela igreja
Primeiro, precisamos saber: por que eles vem a nossa igreja? Isto seria aquilo que eu chamo de ATRAÇÃO. Há muitas razões do por que os visitantes freqüentam as nossas igrejas: música, convite, louvor, pregação, procura de Deus, religiosidade, oração, etc. Seria interessante verificar com os visitante o que foi o que atraiu para sua igreja. Talvez, seja descoberta uma força de atração que precisa ser aperfeiçoada e cuidada para que ela continue a trazer novas pessoas. E até é possível descobrir que temos atividades que não atraem (com a importância evangelística que Deus quer) . Até os próprios membros da igreja não participam. Elas devem ser eliminadas para priorizar e cuidar daquilo que atrai. Aqui vale a pena parafrasear Jesus "programações, atividades, departamentos, cargos que não dão frutos precisam ser cortados..."

Envolvimento dos visitantes na igreja
Segundo, precisam ser criadas estratégias para começar um ENVOLVIMENTO com estas pessoas. Elas precisam ser em primeiro lugar ACOMPANHADAS. Desejo a seguir dar algumas sugestões como iniciar o acompanhamento:

a) Recepção: Sempre devem existir pessoas que identifiquem os visitantes que chegam pela primeira vez. Uma equipe de recepção bem treinada, precisa existir. O treinamento deve ser orientado em todos os aspectos: cumprimentos, apresentação da igreja ou pessoal. Fichas para anotar os nomes, telefones e se houve ou não decisão por Cristo. Oferecer uma Bíblia e hinário para que participe do culto. As igrejas esquecem muitas vezes de comprar várias bíblias e hinários para emprestar aos visitante. As vezes o visitante fica somente "olhando" tornando-se um " estranho no ninho".

b) Nível de linguagem adequado ou, ao menos, explicado: Os dirigentes do culto devem prestar atenção aos hinos, salmos, leituras, etc., pois os termos do "evangeliquês" é incompreensível para os visitantes. Estes termos precisam ser "interpretados" Dizer que "Jesus é o Leão da tribo de Judá" é uma verdade bíblica, porém o que está comunicando aos visitantes. Ou ainda cantar "Se da vida as vagas procelosas são..."(!!?) será que isto é inteligível. Não quero afirmar que cantar isto é errado mas o que precisamos é explicar o que cantamos quando necessário. Isto vale para as nossas pregações cheias de termos teológicos incompreensíveis até muitas vezes para os próprios membros da igreja.

Portanto, Creio que se colocamos em prática algo disto poderemos não somente dizer, mas provar que o " visitante é importante" e o consideramos nos nossos cultos.

Porque perdemos os membros da igreja:
a) por falecimento(1%)
b) por mudança de endereço(5%)
c) por amizades com outras pessoas ou religiões(5%)
d) por vantagens em outras igrejas ou organizações (próximo ou facilidade de acesso, nível socio-econômico, Tc) (10%)
e) por falta de atenção e indiferença das pessoas da igreja(79%)

Sei que não é fácil mudar atitudes arraigada na vida da igreja. Porém o esforço é compensador. Precisa-se de um grande esforço para criar uma "disposição de mudança" que não se consegue da noite para o dia. Não é fácil tirar o membro da igreja da sua cadeira ou banco para ceder o seu lugar, pois ele está ali por mais de 10 anos e é o seu lugar "cativo". E como visitante, tenho entrado e saído, nos períodos de férias ou viagens, de várias igrejas sem nem sequer ser cumprimentado. Isto é mau.






Um comentário:

Unknown disse...

Amado o Senhor te abençõe e te guarde e faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti e te dê a paz.Is.9.6.Deus Forte no (HB)é:EL-GIBOR,que traduzido sig/ Deus Que Prevalece. Êx.40.34. Nm.23.19.Gn.18.14. 2.Sm.22.2,3. Is.65.24.